Região Savoie

Vinhos da Savoie Jacquere mondeuse montanha

Há quem aposte que a Savoie terá sobre si os holofotes que há pouco iluminavam o Jura. O tempo dirá. O que podemos afirmar é que, certamente, a região conta com diversos produtores talentosos cujos vinhos são néctares para além dos vinhos-de-esqui, fama que se deve à produção volumosa da região até a chegada da Filoxera (em meados de 1860).

A região vitivinícola da Savoie fica no centro-leste da França, entre o Rhône e os Alpes, fazendo fronteira com a Suíça, tem aproximadamente 2200 hectares e se estende por 4 departamentos da região Auvergne-Rhône-Alpes: Savoie, Haute-Savoie, Ain e Isère. Portanto seu vinhedo se beneficia de um clima continental montanhoso com influências oceânica e mediterrânea.

 

Numa paisagem estonteante de montanhas com picos de neve, os vinhedos ocupam as encostas de exposição excelente e estão implantados em colinas de solos de aluvião, de pedregulhos e morenas glaciares em altitudes que vão de 250 a 500 metros. Ali, uma gama de uvas autóctones dá vinhos de personalidade alpina inconfundível. As tintas são Mondeuse, Persan, Etraire de la Dhuy, Gamay, Pinot Noir entre outras. As brancas também são particulares: Roussane, Jacquère, Altesse, Gringet, Chasselas, Mondeuse Blanche… completam a diversidade da região com vinhos surpreendentemente revelados por produtores que são verdadeiros joalheiros!

Vinhos bio da França - mapa das regiões franceses

Buscar